Correio Popular Notícia


CONCIENTIZAÇÃO
Queimadas resultam em problemas respiratórios e ambientais

Data da notícia: 2015-08-04 10:17:02
Foto:

As queimadas que eram mais frequentes nas áreas mais afastadas nas cidades rondonienses, agora são muito comuns na zona urbana dos municípios. Tudo isso porque a combinação de calor, baixa umidade do ar e tempo seco acabam favorecendo para o aumento no número de incêndio nos terrenos baldios, e os resultados são problemas respiratórios e prejuízos para o meio ambiente.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e do Ibama, de janeiro a julho deste ano foram registrados vários casos de queimadas na área urbana e rural dos 52 municípios rondonienses. Os terrenos com lixo, entulho e mato alto formam o tipo de ambiente com condições mais propícias para o aparecimento desse tipo problema.
Fiscais do Ibama afirmam que é muito importante que a população tenha consciência do seu papel em relação aos focos de queimadas. Ele acrescenta que para diminuir o número de queimadas a dica para a população é que realize combustão, de preferência, no início ou no final do dia.
?Em relação a lotes urbanos a dica é que caso tenha necessidade de realizar focos de incêndio em lotes urbanos a gente orienta que seja ou no início do dia ou no final do dia, onde a temperatura está mais amena, mas também este tipo de focos está proibido por lei e portanto, deve ser evitado para não provocar a propagação de incêndios, fato que vem ocorrendo em vários municípios do estado?, explicou Luiz Paulo, fiscal do Ibama.
Para evitar problemas deste porte, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando blitz educativa pelas ruas de vários bairros, com o intuito de alertar aos moradores sobre o perigo das queimadas e de como elas afetam o meio ambiente, mas mesmo com o empenho do município, muitos moradores insistem em atear fogo em vegetações e áreas abandonadas, provocando uma propagação maior de incêndios.
Somente no ano de 2014 foram identificados mais de 130 focos de incêndios no município de Ji-Paraná e agora em 2015 o número de ocorrências já é bem preocupante. Elas costumam acontecer nos finais de tarde, momento em que as calçadas são limpas pelos cidadãos, que acabam por queimar as folhas secas. A queimada é prevista na lei municipal e estadual, então é passível de multa se o morador for pego colocando fogo, o valor pode ser de R$5mil até R$5milhões dependendo da gravidade da situação.

Preocupação
Apesar da quantidade de moradores que acabam causando as queimadas ainda existem aqueles que se preocupam com o bairro em que vive, e faz o que pode para diminuir, como é o caso do Gelson Alves, morador há três anos no Boa Esperança, que durante a abordagem se mostrou bastante preocupado com a situação. ?Quando mudei para cá meu terreno de tanto passar por queimadas não nascia nada, então eu comecei o trabalho de usar as folhagens como adubo e assim consegui recuperar e plantar várias árvores e tudo isso sem a necessidade de queimar nada? confirmou.
As abordagens nos bairros deverão continuar durante todo período da seca para tentar diminuir ao máximo ou até erradicar totalmente mostrando para os moradores que não existe a necessidade de colocar fogo em folhas uma vez que o caminhão de lixo que passa diariamente pode recolher e dar o destino adequado ao material.
Por Josias Brito

Fonte:






Noticia vista 1231 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.